Arroz Integral Sem Mistério

19 janeiro 2016

Atire a primeira pedra quem nunca ouviu alguém dizer que fazer arroz integral é muito complicado porque ele demora muito a ficar pronto...
Tá certo! É verdade! Se fizermos o arroz integral do mesmo jeito que fazemos o arroz comum, ele vai demorar um "século" para ficar pronto. Mas como quase tudo na vida tem jeito, vim compartilhar com vocês como "resolvo esse probleminha".

Antes de mais nada, escolha o arroz integral da marca que você gosta. Pode ser o integral comum ou esse da foto com um monte de grãos. A marca que compro, diz que não precisa lavá-lo, mas eu lavo mesmo assim.
Depois de lavá-lo, deixe-o de molho em uma recipiente com água por algumas horas... Quando tenho tempo, deixo de um dia para o outro, mas dependendo do dia, deixo de molho por umas 3 horas.
Você vai perceber depois de um tempo, que o arroz integral rende bem mais que o arroz comum. Aí é só usar um medidor e ir testando até achar a quantidade certa para um número X de pessoas.
Passado essas horas de molho, escorra o arroz, doure o alho e a cebola no óleo ou azeite, jogue o arroz na panela e coloque sal a gosto. Na hora de colocar a água, siga o mesmo procedimento do arroz comum (mesma quantidade de água). E pronto!

Agora, se você não teve tempo de deixar o arroz de molho, coloque uma quantidade de água maior (cerca de 2 a 3 vezes a mais de água por medida de arroz), mas lembre-se de colocar água somente uma vez!

Bom, eu sei que tem dias que temos que fazer o almoço ou o jantar na correria e o arroz integral não é a melhor opção para esse dias, já que o arroz branco é mais prático de fazer. Mas vale a pena incluir o arroz integral na alimentação da família. Para isso, comece fazendo um dia na semana até pegar o jeitinho... E acredite, ele é tão gosto quanto o arroz comum e sacia nossa fome!!!


Bom apetite,
Marília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário