Pão Integral Caseiro

20 outubro 2015

Eu sempre quis fazer pão em casa e não ficar dependendo somente de padarias para saborear um pãozinho. Mas por mais que eu tivesse algumas receitas salvas no computador, eu nunca experimentava fazer uma.
Fazer pão caseiro dá trabalho, mas vale muito a pena, já que você pode adicionar ingredientes de sua preferência na receita ( tipo linhaça, chia, aveia, etc). E a gente sempre fica se perguntando se aquele pão de sacola que compramos na padaria tem realmente aqueles ingredientes saudáveis que vem descrito.
Bom, eu tenho a dizer que esse pão é simples de fazer e é muitíssimo gostoso (não dá nem vontade de comprar pão de padaria). Você pode incrementar a receita com ingredientes que você tem aí na sua casa e deixá-lo do jeitinho que você quer.

Ingredientes:

1 xícara de farinha de aveia
1 1/2 xícara de farinha branca/refinada
2 1/2 xícara de farinha de trigo integral
2 ovos
2 xícaras de leite desnatado morno
1/2 xícara de óleo ( girassol, soja, etc)
2 colheres de sopa de açúcar mascavo
1 colher de sobremesa rasa de sal
2 colheres de farinha de linhaça ou chia
1 envelope de fermento para pão (10g)

Modo de preparo:

Misture em uma vasilha todas as farinhas ( farinha branca, integral, aveia e linhaça).
Bata no liquidificador os ovos, o leite morno, o óleo, o sal, o açúcar e por último o fermento.
Pegue o conteúdo do liquidificador e misture com as farinhas (a mão) até ficar homogêneo (a massa ficará bem densa).
Deixe a massa descansar por 1 hora. Unte uma forma com margarina e farinha, coloque a massa e leve em forno pré aquecido a 180º por no máximo 30 minutos.


Eu usei a forma de bolo inglês e deu duas receitas. Mas se você usar uma forma de pão (que é maior) dará uma receita.  Se você não tiver nenhuma dessa formas, serve uma forma de bolo comum.
 * Você pode salpicar sementes de chia ou aveia em flocos por cima do pão (antes de assar).

Bom apetite.
Marília

Nenhum comentário:

Postar um comentário