Bolo de maçã com frutas secas

15 setembro 2014


Olá pessoal!.
Há três anos faço os bolos de aniversário do pessoal aqui de casa. Eles preferem meus bolos, que são mais simples e saudáveis ao invés de bolos e tortas com recheio e coberturas.
Tudo começou com minha irmã que pediu que eu fizesse um bolo de cenoura no aniversário dela e, com isso, de agora em diante todos escolhem o bolo que querem comer em seus aniversários.
Este ano, ela escolheu o bolo de maçã com frutas secas. Ele é super gostoso e para quem é celíaco ou intolerante ao glúten como eu, pode usar a farinha sem glúten no lugar da farinha de trigo. Já testei e deu certo.
Vamos a receita.

Ingredientes:

1/2 xícara (chá) de uva - passas escuras sem semente (50g)
1/2 xícara (chá) de uva - passas claras sem semente (50g)
2 colheres (sopa) de rum (30 ml)
1 xícara (chá) de açúcar mascavo
3 ovos
3/4 xícara (chá) de manteiga sem sal (135g) ou margarina
1 colher (chá) de essência de baunilha (5ml)
1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo (165g), já usei a farinha sem glúten e deu certo
1 colher (chá) de fermento em pó (4g)
1 e 1/2 xícara (chá) de maçãs picadas (240g)
1/2 xícara (chá) de nozes picadas (50g)
1/2 xícara (chá) de castanha - do - pará picadas (50g)

Modo de Preparo:

Misture as passas e o rum. Como eu não tinha rum, usei licor de amarula ( mas acredito que com vinho dê certo também e até mesmo não deixar de molho, caso você não tenha nenhuma dessas bebidas em casa).
Bata o açúcar com os ovos até dobrar o volume. Junte aos poucos a manteiga amolecida e a baunilha, batendo sempre. Acrescente lentamente a farinha misturada com o fermento. Por último, adicione as passas, a maçã, as nozes e as castanhas.
Coloque a massa na forma untada e asse no forno preaquecido. Desenforme morno.
No forno aqui de casa leva no máximo 35 minutos. Fiquem de olho e façam o teste do palito.

Como minha irmã  não gosta de uva passas, no dia do aniversário dela eu tive que retirar esse ingrediente que eu tanto gosto.
Quanto as frutas secas você pode utilizar amêndoa também, fica uma delícia!

Beijos,
Lígia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário